Exemplo: Técnicas para gerenciar os riscos
Estratégias para gerenciar os riscos encontrados.
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Deve-se escolher o plano de estratégias para gestão de riscos e a sua implementação o mais cedo possível em seu projeto, assim escolha uma ou mais das seguintes abordagens:

• Evitar: Prevenir é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto age para eliminar a ameaça ou proteger o projeto do seu impacto. Ele geralmente envolve a alteração do plano de gerenciamento do projeto para eliminar a ameaça completamente. O gerente de projeto também podem isolar os objetivos do projeto do impacto do risco ou alterar o objetivo que está em perigo. Exemplos disso incluem o aumentar o cronograma, mudar a estratégia, ou reduzir o escopo. Alguns riscos que surgem no início do projeto podem ser evitados por esclarecimentos, obtenção de informações, melhorando a comunicação, ou a aquisição de conhecimentos.
  • Transferir. A transferência de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto transfere o impacto de uma ameaça para um terceiro, em conjunto com a posse da resposta. Transferir o risco simplesmente transfere a outra parte a responsabilidade gerenciá-lo não implica em eliminação. A transferência de responsabilidade pelo risco é mais eficaz para lidar com a exposição ao risco financeiro.
  • Atenuar. A mitigação de riscos é uma estratégia de resposta segundo o qual a equipe do projeto atua para reduzir a probabilidade de ocorrência ou o impacto de um risco. Ela implica na redução da probabilidade e/ou impacto de um risco para limites aceitáveis. Exemplos de mitigação envolvem adoção de processos menos complexos, conduzir mais testes ou a escolha de um fornecedor mais estável.
  • Aceitar. Aceitação de riscos é uma estratégia de resposta ao risco segundo o qual a equipe do projeto decide reconhecer o risco e não tomar qualquer medida a menos que o risco ocorra, esta estratégia é adotada nos casos em que não é possível ou rentável adotar outra medida. Indica que a equipe do projeto decidiu não alterar o plano de gerenciamento do projeto para lidar com os riscos. Pode-se apenas documentar a estratégia, deixando a equipe do projeto para lidar com os riscos à medida que eles ocorrem e a rever periodicamente a ameaça para garantir que não se altere significativamente, ou estabelecer uma reserva para imprevistos, incluindo dinheiro, tempo ou recursos para lidar com os riscos.

Fonte A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide), 5th Edition, 2014.